A superfície instalada de cereais de inverno atinge o valor mais baixo dos últimos 100 anos, de acordo com as previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística, sobretudo devido à diminuição da área de trigo triticale, de -10 por cento e de cevada, de -5 por cento, apesar das condições climatéricas favoráveis.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) aponta para um decréscimo significativo da produção de azeite, de -25 por cento, face à campanha anterior, no entanto, mantém um resultado superior a 1,1 milhões de hectolitros, o terceiro ano mais produtivo das últimas décadas.
Em relação ao peso total de gabo abatido e aprovado para consumo em janeiro de 2019 totalizou 40.823 toneladas, o que correspondeu a uma redução de 1,5 por cento devido ao menor volume de abate registado nos bovinos, de -8,9 por cento e ovinos, – 2,1 por cento.
Para a produção de leite e lacticínios, o INE indica que a recolha de leite de vaca foi de 155,0 mil toneladas, o que representa um decréscimo de 2,9 por cento e a produção total de produtos lácteos foi inferior ao mês homólogo em 5,0 por cento, como consequência de uma diminuição do leite para consumo de -5,3 por cento.
As variações mais significativas no índice de preços de produtos agrícolas no produtor foram observadas na batata, de +158,8 por cento; hortícolas frescos, de +18,0 por cento; nos ovos de -17,0 por cento e azeite a granel de -15,5 por cento, de acordo com o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas do INE, a 28 de fevereiro.
Fonte: INE