UE aprova abertura de negociações para acordo comercial «limitado» com EUA

Confagri 16 Abr 2019

O acordo comercial que poderá resultar das negociações entre a União Europeia e os Estados Unidos será limitado a bens industriais. A agricultura não vai fazer parte destas negociações.

Os Estados-membros da União Europeia deram esta segunda-feira “luz verde” à abertura de negociações comerciais com os Estados Unidos, com vista a um futuro acordo que será limitado a bens industriais, de alcance muito menor do que o famigerado TTIP.

O Conselho da União Europeia, reunido no Luxemburgo ao nível de ministros da Agricultura, aprovou esta segunda-feira o lançamento de negociações com Washington proposto em janeiro passado pela Comissão Europeia, tendo a França votado contra, sabendo de antemão que tal não inviabilizaria o aval às conversações, pois as decisões sobre matérias comerciais na União Europeia (UE) são tomadas por maioria qualificada, não necessitando de unanimidade.

O âmbito do acordo comercial que UE e Estados Unidos vão tentar “fechar” ainda antes do final do mandato da atual Comissão Europeia, dia 31 de outubro próximo, é muito mais restrito do que o do polémico acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento, conhecido pela sua sigla inglesa TTIP, que o Conselho da UE reiterou esta segunda-feira, que está «obsoleto».

O TTIP, acordado em 2013, “caiu” na sequência da eleição de Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos, e este “novo acordo comercial limitado” visa por fim às tensões com a Casa Branca, que ameaça taxar a indústria automóvel europeia, setor vital para a economia alemã.

O novo acordo que as partes deverão começar a negociar assim que os Estados Unidos adotarem o seu mandato negocial, abrangerá então somente bens industriais, deixando de fora os setores da agricultura, serviços e mercados públicos.

«A agricultura não vai fazer parte destas negociações. Essa é uma linha vermelha para a União Europeia», confirmou esta segunda-feira em conferência de imprensa a comissária europeia do Comércio, Cecília Malmström.

Fonte: ECO

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI