A comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström e o ministro de Assuntos Exteriores japonês, Taro Kono anunciaram, na sexta-feira passada, a finalização satisfatória das negociações entre a União Europeia e o Japão para o Acordo de Parceria Económico.
No capítulo agrícola, com o acordo melhoram as exportações comunitárias de queijo e carnes, em particular, eliminam-se os direitos aplicados a numerosos queijos, como o Gouda e o Cheddar, que atualmente são de 29,8 por cento, assim como as exportações de vinho, atualmente de uma média de 15 por cento.
O acordo permite aumentar substancialmente as exportações comunitárias de carne de bovino para o Japão. No que se refere à carne de porco, existe um comércio livre de direitos para a carne transformada e quase livre de direitos para a carne fresca.
Garante a proteção de mais de 200 indicações geográficas (IG) europeias no mercado japonês, assim como também a proteção de uma seleção de IG japonesas no mercado comunitário.
A União Europeia (UE) e o Japão vão dar início à verificação jurídica do texto acordado, ação conhecida como “revisão jurídica”. Uma vez concluído o exercício, o texto do acordo será traduzido nos 23 idiomas oficiais da União Europeia e para japonês.
Por último, a Comissão submete o acordo à aprovação do Parlamento Europeu e dos Estados-membros da UE, para que entre em vigor antes de terminar o presente mandato da Comissão Europeia, em 2019.
Fonte: Agrodigital