100 Maiores Cooperativas 2019

Confagri 29 Jul 2021

Fonte: CASES

De acordo com as suas atribuições no âmbito do Setor Cooperativo compete à Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) “recolher os elementos referentes às cooperativas ou organizações do setor cooperativo que permitam manter atualizados todos os elementos que se lhes referem, designadamente, os relativos à sua constituição, à alteração de estatutos, às atividades desenvolvidas, aos relatórios anuais de gestão e de prestação de contas”.

Com o objetivo de dar cumprimento àquela disposição, e dando continuidade ao ranking das maiores Cooperativas com dados de 2017 e 2018, o presente trabalho, intitulado de “As 100 Maiores Cooperativas – 2019” resulta do tratamento de informação relativa a 2019 recolhida através do Portal de Credenciação da CASES.

Assim, à semelhança da linha editorial dos relatórios anteriores, esta publicação apresenta os dados estatísticos mais relevantes relativos às 100 maiores Cooperativas Portuguesas ordenadas pelo Volume de Negócios e às 20 maiores Cooperativas de Crédito ordenadas pelo total do Ativo Líquido.

Com o objetivo de mostrar a diversidade e riqueza do Setor Cooperativo são também apresentadas as 5 maiores Cooperativas por ramo, sendo que entre estas encontram-se Cooperativas que não pertencem às 100 maiores.

Pode consultar a publicação aqui.

10 maiores cooperativas 2019

  1. COOPROFAR – Cooperativa dos Proprietários de Farmácia, Crl
  2. PLURAL – Cooperativa Farmacêutica, Crl
  3. AGROS – União das Cooperativas de Produtores de Leite de Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes, Ucrl
  4. COOPLECNORTE – Aquisição e Fornecimento de Bens e Serviços, Crl
  5. LACTAÇORES – União das Cooperativas de Laticínios dos Açores, Ucrl
  6. UNILEITE – União das Cooperativas Agrícolas de Lacticínios da Ilha de São Miguel, Ucrl
  7. UNICOL – Cooperativa Agrícola, Crl
  8. Cooperativa Agrícola de BARCELOS, Crl
  9. PROLEITE – Cooperativa Agrícola de Produtores de Leite, Crl
  10. Cooperativa Agrícola de VILA DO CONDE, Crl

A Lista das 100 maiores Cooperativas de 2019 é representada por entidades de sete Ramos Cooperativos, observando-se que nesse ano aumentaram a sua representatividade face a 2018 os Ramos da Comercialização e dos Serviços (mais uma unidade cada). O Ramo Agrícola, embora com menos uma cooperativa face a 2018, continua a ser o que maior número de Cooperativas possui nesta lista, seguindo-se o Ramo de Ensino que manteve o mesmo número de unidades e o Ramo da Comercialização que aumentou em uma unidade.

Com 75 entidades do Ramo Agrícola representadas na Lista das 100 maiores, observa-se que as mesmas estão dispersas por quase todos os distritos contemplados no ranking (com exceção de Castelo Branco), concentrando-se particularmente nos Distritos do Porto (13,3%) e Santarém (12,0%).

O Ramo Agrícola continua a ter um peso preponderante na lista das 100 maiores, sendo responsável por mais de metade do Volume de Negócios total e ocupando seis das dez primeiras posições e gerou quase metade dos postos de trabalho em análise.

Considerando os diferentes Ramos representados na Lista das 100 maiores, destacam-se as Cooperativas do Ramo Agrícola com mais de 5% dos seus trabalhadores na faixa etária mais jovem.

Cooperativas de Crédito 2019

Face ao Ranking das 20 maiores Cooperativas de Crédito de 2018, foram introduzidas duas novas cooperativas de Crédito, nomeadamente, a Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, CRL, ocupando a primeira posição, e a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo dos AÇORES, CRL, que ocupa a décima posição.

  1. CAIXA CENTRAL – Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, Crl
  2. Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de POMBAL, Crl
  3. Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do VALE DO SOUSA E BAIXO TÂMEGA, Crl
  4. Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de LEIRIA, Crl
  5. Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da COSTA AZUL, Crl

As 20 maiores Cooperativas de Crédito estão sediadas em 11 Distritos de Portugal Continental e a Região Autónoma dos Açores, destacando-se o Distrito de Leiria que continua, à semelhança dos rankings anteriores, a concentrar o maior número de Cooperativas.

O número total de trabalhadores das maiores Cooperativas de Crédito em 2019 foi de 2 107, o que representa um aumento de 34,3% face ao emprego gerado pelas 20 maiores cooperativas de 2018.

Os Resultados Líquidos após dedução de impostos destas entidades demonstraram um comportamento global positivo de € 82,04 milhões de euros.

Por seu turno, a participação das mulheres em órgãos de administração é na ordem dos 17,1%.

Considerando as idades dos trabalhadores destas Cooperativas, somente 0,8% dos trabalhadores são jovens entre 15 e 24 anos e 10,7% têm entre 25 e 34 anos.

Consulte a publicação aqui

Documentos de Apoio

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI