A 2ª Gala Prémios Porco D´Ouro tem lugar hoje, 24 de Novembro, a partir das 20 horas, no Pavilhão Multiusos da Expotorres, Torres Vedras.
A iniciativa da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores é presidida pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos e conta também com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira.
Esta Gala, realizada em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras, premeia os melhores produtores suinícolas do País. No evento, a Federação presidida por Vítor Menino, analisará 37 explorações em concurso, e serão entregues os galardões que premeiam os produtores que apresentam os melhores índices técnicos de produtividade perante uma audiência prevista de mais de 700 profissionais da fileira.
Serão assim distinguidas as explorações que mais se destacaram em 2016 no que respeita à produtividade numérica geral, à taxa de leitões nascidos por animal reprodutor e ao número médio de leitões que cada porca desmamou ao longo da sua vida produtiva, critérios segundo os quais se analisa a competitividade das explorações suinícolas.
Este ano serão, ainda, atribuídos dois prémios especiais, nomeadamente, o prémio para a produtividade numérica máxima, atribuído à exploração que apresentou a média mais elevada de leitões desmamados por porca produtiva num ano, entre todas as categorias, e o prémio “porco diamante” atribuído à exploração que, segundo os critérios de um júri independente, apresenta os melhores padrões de higiene, biossegurança e maneio.
A primeira gala teve lugar em Leiria, no dia 22 de Junho de 2016 e contou com a presença de mais de 400 suinicultores. Este ano o local escolhido foi a cidade de Torres Vedras, sede de um concelho onde está estabelecido cerca de três por cento do efetivo nacional de suínos e para o qual a suinicultura contribui com um volume de negócios anual de quatro milhões de euros.
A Gala de entrega de prémios Porco d’Ouro é uma organização da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) que, em colaboração com o Instituto de Investigação e Tecnologia da Catalunha (IRTA), desenvolve a base de dados de referência do sector suinícola BDporc-Portugal.
Fonte: Agricultura e Mar