O valor médio da temperatura média do ar em abril foi de 13,22 graus Celsius, muito próximo do normal. O último mês foi o 4.º abril mais chuvoso dos últimos 18 anos no continente, mantendo-se todo o território sem seca meteorológica, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
De acordo com o resumo do Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disponível esta terça-feira, o mês de abril foi muito chuvoso e normal em relação à temperatura do ar, tendo sido o mais chuvoso desde 2000 e o 14.º desde 1931.
O IPMA adianta que o valor médio da temperatura média do ar em abril foi de 13,22 graus Celsius, muito próximo do normal. «O valor médio da temperatura máxima do ar foi superior ao normal e o da mínima inferior ao normal, sendo o 4.º valor mais baixo desde 2000», é referido.
Segundo com o índice meteorológico de seca do IPMA, a 30 de abril continuava a não existir seca meteorológica em Portugal continental. Os dados do IPMA indicam que 36,3 por cento do território na classe de chuva severa, 47,1 por cento na classe de chuva moderada e 16,6 por cento na classe de chuva fraca.
No final do mês de março, que foi extremamente chuvoso e muito frio, Portugal continental já não se encontrava em seca meteorológica devido à ocorrência de valores elevados da quantidade de precipitação.
A 31 de março, dois por cento do território estava na classe de chuva severa, 36 por cento na classe de chuva moderada, 52 por cento na classe de chuva fraca e 10 por cento na classe normal.
O IPMA classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre “chuva extrema” e “seca extrema”.
Fonte: Diário de Notícias