Acordo de Paris debatido na Alemanha sem EUA e com ilhas Fiji

Confagri 06 Nov 2017

É a 23ª Conferência das Partes (COP23) da Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas. As Fiji são das ilhas mais ameaçadas pela subida do nível da água do mar.

Começa esta segunda-feira, em Bona, na Alemanha, a 23.ª conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima com o objetivo de melhorar as metas de redução de missões conseguidas no Acordo de Paris, depois do anunciado abandono dos Estados Unidos.

A conferência vai ser presidida pelas ilhas Fiji e deverá reunir 20 mil participantes, incluindo uma delegação de associações e técnicos portugueses, além do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, e do secretário de Estado adjunto do Ambiente, José Mendes.

É também objetivo da COP23 também deverá preparar um roteiro para facilitar o diálogo e permitir avaliar o progresso coletivo face aos objetivos do Acordo de Paris.

É também a primeira vez que os representantes de quase 200 países se encontram depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter anunciado, em junho, que iria retirar-se do Acordo de Paris por considerar ser prejudicial para o país.

O acordo foi conseguido em dezembro de 2015 e entrou em vigor em novembro de 2016, com o objetivo de juntar os esforços de todos os países para reduzir as emissões e conseguir limitar a subida da temperatura do planeta aos 2.ºC ou, preferencialmente, 1,5.ºC.

Ambientalistas e cientistas defendem que o compromisso de Paris deve agora ser concretizado e os países devem cumprir as metas a que se propuseram para reduzir as emissões e apoiar a adaptação.

Fonte: Renascença

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI