Os agricultores sem conta bancária começam esta segunda-feira a receber as indemnizações pelos prejuízos que tiveram nos incêndios de 15 de Outubro.
O pagamento das indemnizações começou no dia 29 de Dezembro, para os agricultores com conta bancária, e termina agora, com o envio de vales postais para quem não tenha conta no banco.
Segundo uma nota do Ministério da Agricultura divulgada em Dezembro, 45 por cento do valor pago nesta primeira fase, correspondente a 75 por cento do valor total, destina-se a agricultores sem conta bancária, num total de 6.650 pessoas. Os outros 7.892 receberam o montante devido através de transferência bancária.
No total, o Governo vai pagar agora 37,68 milhões de euros. O restante, 12,52 milhões, será pago «após a conclusão das ações de controlo em curso das candidaturas apresentadas», de acordo com a mesma nota.
Aos 37,68 milhões de euros agora pagos pelo Ministério da Agricultura acrescem 3,78 milhões pagos pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social a 6.025 agricultores que registaram prejuízos até 1.053 euros.
«Na totalidade, o Governo atribui o valor de 41,5 milhões de euros a 20.567 agricultores afetados pelos incêndios de 15 de Outubro com prejuízos até cinco mil euros», destaca o Ministério da Agricultura na nota de imprensa, na qual realça ainda a «dedicação dos funcionários do Ministério» e «o empenho das organizações de produtores e das autarquias envolvidas» para que tal fosse possível.
Mais de 20.600 agricultores candidataram-se aos apoios estatais, que oscilam entre os 1.054 e os cinco mil euros.
Fonte: Renascença