O Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, aprovou um novo projeto de reabilitação de regadio situado no concelho de Mondim de Basto, no distrito de Vila Real. Trata-se do regadio tradicional de Poças do Monte e o projeto envolve um investimento público de 65 mil euros.
Este é mais um projeto integrado no complemento ao Programa Nacional de Regadios, que prevê um investimento global de 560 milhões de euros, até 2023, na criação de mais 50 mil hectares e na reabilitação de 50 mil hectares de regadio, que vão criar mais de 10.500 postos de trabalho permanentes.
O Ministro referiu que «estes projetos prosseguem um grande objetivo, que é fortalecer o regadio do País, criando mais e melhores condições para a fixação das populações e para o crescimento da pequena agricultura familiar através de investimentos promotores de desenvolvimento rural e de valorização do interior».
O responsável sublinhou ainda «a importância do regadio na adaptação às alterações climáticas», considerando «urgente promover o uso eficiente do recurso água e a constituição de reservas para enfrentar tempos de escassez, pelo que este investimento é plenamente justificado e vem dar resposta às necessidades dos pequenos agricultores».
Fonte: governo.gov.pt