Armazenamento de água subiu em nove bacias hidrográficas e desceu em três

Confagri 02 Fev 2018

A quantidade de água armazenada em janeiro subiu em nove bacias hidrográficas de Portugal continental e desceu em três, em comparação com o mês de dezembro, segundo o boletim de armazenamento de albufeiras divulgado esta sexta-feira.

O boletim do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) indica que das 60 albufeiras monitorizadas, oito apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80 por cento do volume total e 21 têm disponibilidades inferiores a 40 por cento.

De acordo com o SNIRH, a bacia que apresenta menor capacidade de armazenamento é a do Sado com 27 por cento, uma subida ligeira em relação ao mês de dezembro, com 23,4 por cento.

A bacia do Mondego é a que regista a maior capacidade de armazenamento, com 73,3 por cento, seguindo-se a do Guadiana, 64,2 por cento, do Douro, 62,4 pontos percentuais (p.p.), do Cávado, 63,7 pontos, do Ave, 57,8 p.p., do Lima, 56,8 por cento, do Tejo, 54,9 pontos, do Mira, 53 por cento, do Barlavento, 49,5 p.p. e do Arade, com 39,1 por cento.

Os armazenamentos de janeiro de 2017 por bacia hidrográfica apresentam-se inferiores às médias de armazenamento de janeiro, período de 1990/91 a 2016/17, exceto para a bacia do Mondego.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira, segundo o SNIRH. Em dezembro de 2017 e comparativamente ao último dia do mês anterior tinha-se verificado uma subida em cinco bacias hidrográficas de Portugal continental e sete descidas.

De acordo com o índice meteorológico de seca do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no final de dezembro verificou-se, relativamente a 30 de novembro, um desagravamento da intensidade da seca meteorológica, com cerca de 60 por cento do território, regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, nas classes de seca severa e extrema.

O IPMA indicou também no seu boletim climatológico que o ano de 2017 foi o segundo mais quente dos últimos 86 anos e está entre os quatro mais secos desde 1931.

Fonte: MadreMedia/Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi