Aumento da carne de porco e aves de capoeira na UE e descida da de bovino em 2018

Confagri 06 Out 2017

Para 2018, as previsões apontam para uma quebra da produção de carne de bovino na UE em 0,5 por cento.

A produção líquida de carne de bovino na União Europeia em 2017 mantém-se estável. A reestruturação do setor do leite nos últimos três anos foi o motor de crescimento da produção de carne de bovino na União Europeia, mas agora poderá vir a diminuir como consequência dos melhores preços do leite. Por conseguinte, para 2018 a previsão aponta para uma quebra da produção em 0,5 por cento.

As exportações de gado bovino são as que têm mantido o equilíbrio no mercado, com um aumento em 5,5 por cento de animais vivos nos sete primeiros meses do ano, enquanto as de carne de bovino cresceram em 25 por cento no mesmo período.

No caso da carne de porco, a produção reduziu em 1,1 por cento em 2017 em comparação com 2016, mas espera-se um aumento em 2018. As exportações, por seu lado, podem vir a cair em nove por cento em 2017 devido a uma menor procura por parte da China desde o passado mês de abril, assim como pela menor disponibilidade de carne pela redução da produção e por menos competitividade no mercado mundial como resultado da subida de preços. O crescimento da produção e a quebra nas exportações poderá conduzir a preços mais baixos.

No caso da produção avícola, prevê-se um crescimento de 1,3 por cento em 2017, comparando com 2016, após a recuperação do setor da gripe das aves. Para 2018, espera-se que continue a tendência em alta com 1,2 por cento.

No que diz respeito às exportações, estima-se uma descida em 2017 de -0,5 por cento como reflexo de uma menor concorrência no mercado mundial devido aos preços e às limitações impostas por alguns países como medida de prevenção à gripe das aves, aguardando-se ainda uma recuperação das exportações para 2018.

Fonte: Agrodigital

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI