Barragem para travar seca no Algarve custa 100 milhões

Confagri 28 Jan 2020

Fonte: cmjornal.pt/Lusa

Câmaras propõem a construção da barragem da Foupana e de central de dessalinização.

A construção de uma nova barragem na zona do Sotavento Algarvio, como medida para combater a seca registada na região, tem um custo estimado em mais de 100 milhões de euros, apurou o CM. O Algarve, segundo revelou esta segunda-feira, em Faro, Miguel Miranda, presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, é a única região do País que “ainda está numa situação de seca quase em fevereiro”, adiantando que são necessárias “soluções que não se constroem instantaneamente”.

Os autarcas da região já anunciaram a intenção de promover uma reunião da assembleia-geral das Águas do Algarve para avançar com os procedimentos necessários para o estudo de impacto ambiental para a construção da barragem da Foupana, situada entre os concelhos de Alcoutim e Castro Marim.

António Pina, presidente da AMAL, revela ao CM que a capacidade de armazenamento prevista da Foupana é “semelhante à do conjunto das barragens de Odeleite e Beliche”. Existe ainda a hipótese de “uma ligação ao Guadiana”.

António Pina diz que, em alternativa à construção da barragem, poderá ser criado “um açude galgável”. Mas neste caso a capacidade de retenção de água será muito inferior, embora os custos também sejam significativamente inferiores.

A AMAL também decidiu avançar com um estudo de viabilidade técnica, económica e financeira para a construção de uma central de dessalinização.

António Pina refere que, na próxima semana, um grupo de autarcas desloca-se a Espanha para visitar “duas centrais” e uma estação de tratamento de águas residuais que permite “reutilizar a água”.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI