Brexit poderá custar a Portugal 433 milhões de euros em exportações por ano

Confagri 17 Nov 2020

Fonte: jornaleconomico.sapo.pt

Portugal vai perder sobretudo ao nível dos equipamentos de transporte (perdas anuais de 109,2 milhões num cenário de ‘Hard Brexit’), seguidos da maquinaria e equipamento elétrico (66,4 milhões) e, em terceiro lugar, os materiais têxteis (57,1 milhões).

A saída sem acordo do Reino Unido da União Europeia deverá custar a Portugal um valor aproximado de 433 milhões de euros em exportações por ano, de acordo com estimativa da Euler Hermes, acionista da Cosec – Companhia de Seguro de Créditos.

Esta entidade estima que, no seu conjunto, a União Europeia deverá perder até 33 mil milhões de euros por ano com a Alemanha (8,2 mil milhões), os Países Baixos (4,8 mil milhões), França (3,6 mil milhões), Itália (2,6 mil milhões) e Espanha (2,1 mil milhões) a serem apontados como os países mais afetados. 

Três produtos mais afetados

Por categorias de produto, a Euler Hermes estima que Portugal vai perder sobretudo ao nível dos equipamentos de transporte (perdas anuais de 109,2 milhões num cenário de ‘Hard Brexit’), seguidos da maquinaria e equipamento elétrico (66,4 milhões) e, em terceiro lugar, os materiais têxteis (57,1 milhões).

Caso haja um acordo entre o Reino Unido e a União Europeia (o designado ‘Soft Brexit’), a fatura de perdas de exportações para Portugal baixa para 218 milhões de euros por ano. Também neste cenário, a componente de equipamento de transporte poderá perder anualmente cerca de 47,3 milhões, a maquinaria e o equipamento elétrico, 39,9 milhões e os materiais têxteis, €23,1 milhões.

Brexit sem acordo com 45% de probabilidades

No estudo “A hard Brexit could cost the EU EUR33bn in annual exports”, publicado pela empresa de seguro de créditos no final de outubro, antes das eleições presidenciais dos EUA, aponta para o aumento considerável, para 45%, das probabilidades de um Brexit sem acordo no final de 2020.

Nesse cenário (uma saída da União Europeia a 1 de janeiro de 2021, com um provável regresso às negociações durante o ano, depois das eleições), os economistas estimam que o Reino Unido registe, em 2021, uma contração de cerca de -5% do PIB, uma diminuição de -13% nas exportações, uma redução do total de investimento superior a -25%, uma desvalorização de cerca de -10% da Libra, e um aumento de 53% nas insolvências de empresas.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI