Bruxelas aposta na proteção, aumento e melhoria das florestas da UE

Confagri 16 Jul 2021

Fonte: noticiasaominuto.com/Lusa

A Comissão Europeia adotou hoje a Nova Estratégia Florestal da União Europeia (UE) para 2030, para aumentar a quantidade e qualidade das florestas na UE e reforçar a sua proteção, restauração e resiliência.

A Estratégia Florestal estabelece uma visão e ações concretas para aumentar a quantidade e qualidade das florestas na UE e inclui-se no pacote de medidas proposto para alcançar reduções de emissões de gases com efeito de estufa de pelo menos 55% até 2030 e neutralidade climática em 2050 na UE, segundo um comunicado.

Esta iniciativa é acompanhada por um roteiro para a plantação de três mil milhões de árvores adicionais em toda a UE até 2030, no pleno respeito dos princípios ecológicos: a árvore certa no local certo para o fim certo.

A Prevê também o desenvolvimento de esquemas de pagamento aos proprietários e gestores florestais para a prestação de serviços de ecossistemas alternativos, por exemplo, através da manutenção de partes das suas florestas intactas.

A nova Política Agrícola Comum, entre outros instrumentos, será uma oportunidade para um apoio mais direcionado aos silvicultores e ao desenvolvimento sustentável das florestas.

Bruxelas apresenta ainda uma proposta legal para intensificar o controlo florestal, a elaboração de relatórios e a recolha harmonizada de dados que, combinada com o planeamento estratégico a nível dos Estados-membros, fornecerá uma imagem abrangente do estado, da evolução e dos desenvolvimentos futuros previstos das florestas na UE.

Esta iniciativa integra-se no Pacto Ecológico Europeu que define a Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030.

As florestas são um aliado essencial na luta contra as alterações climáticas e a perda de biodiversidade graças à sua função de sumidouros de carbono, bem como à sua capacidade de reduzir os impactos das alterações climáticas.

São também ecossistemas valiosos, onde se encontra a maior parte da biodiversidade da Europa.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI