Estratégia para a Floresta foi aprovada pela Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu

Confagri 20 Jul 2022

Fonte: vidarural.pt

A Comissão de Agricultura e do Desenvolvimento Rural (AGRI) do Parlamento Europeu aprovou o projeto de resolução sobre a “Nova Estratégia da UE para as Florestas até 2030”, com 30 votos a favor. A iniciativa destaca a importância e a diversidade das florestas da União Europeia e apela a uma gestão sustentável desenvolvida com os silvicultores.

Em comunicado, os eurodeputados exigem uma implementação equilibrada da estratégia em termos de prestação dos serviços, tendo em conta os múltiplos serviços ecossistémicos e as funções socioeconómicas que as florestas proporcionam, incluindo a mitigação das alterações climáticas e a criação de mais de dois milhões de postos de trabalho na União Europeia.

O relatório propõe que a EU apoie uma utilização mais alargada das diferentes opções para os substitutos à base de madeira. Os eurodeputados consideram que os produtos à base de madeira devem ser utilizados da forma mais eficiente possível e em conformidade com as especificidades nacionais.

O projeto exorta a uma gestão ativa sustentável das florestas para reforçar a adaptação e a resiliência dos ecossistemas florestais. No entanto, dadas as diversas florestas e condições climáticas da UE, esta gestão deve ser desenvolvida a nível nacional, regional e local.

Os eurodeputados da Comissão de Agricultura apelam ainda a uma definição comum, bem como ao mapeamento das florestas primárias e antigas, que têm um papel fundamental na proteção da biodiversidade, no sequestro de carbono e no fornecimento de água doce. Uma vez que as florestas multi-espécies têm maior resiliência aos impactos climáticos, o projeto adotado propõe não apoiar as monoculturas por parte dos fundos comunitários.

A proposta vai agora seguir para votação no Plenário do Parlamento Europeu, sendo possivelmente votada em setembro.

Leia aqui a notícia

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI