Capoulas Santos anuncia compensação para agricultores atingidos pelos incêndios

Confagri 14 Nov 2017

O ministro da Agricultura, Floresta e Desenvolvimento Rural é ouvido pela Assembleia da República sobre o Orçamento do Estado

O Responsável pela pasta da Agricultura, Capoulas Santos anunciou, esta terça-feira, o processo de compensação dos prejuízos com os incêndios que assolaram o país durante este verão.

Capoulas Santos explica que existem três patamares baseados no valor dos prejuízos registados, de forma a chegar a todos os agricultores. Entre os 1053 euros e os 5000 euros «os prejuízos serão suportados a 100 por cento, entre «5001 e 85.000 será 80 por cento e acima dos 85.000 até aos 400.000 será 50 por cento».

O ministro da Agricultura acrescenta ainda que a medida é acumulativa, o que significa que um agricultor que terá mais de 85.000 euros de prejuízo receberá a totalidade até aos 5000 euros, 80 por cento até aos 85.000 e o restante valor em 50 por cento.

«É um processo simples», explica Capoulas Santos e que abrange os incêndios ocorridos em julho, agosto e setembro. Para os agricultores que dispõem de seguro, o valor recebido através das seguradoras, será retirado ao valor do prejuízo, uma questão colocada pela deputada do CDS Patrícia Fonseca.

A deputada centrista questionou ainda a razão para haver uma diferenciação entre os agricultores de Pedrógão, que têm acesso a este processo, e os de 15 de outubro que «têm de apresentar um projeto» para receber as compensações, o que implica um gasto extra. Capoulas Santos responde que «isso era no passado», uma vez que o governo tornou «os custos do projeto elegíveis para que as pessoas não tivessem que o pagar».

Fonte: SOL

 

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI