Carne de porco à frente na preferência dos consumidores

Confagri 14 Set 2017

O questionário, realizado porta a porta, mostrou ainda a preferência dos inquiridos quanto à origem portuguesa da carne.

No âmbito do lançamento da primeira marca de certificação da carne de porco 100% nacional, a Porco.Pt, a Federação Portuguesa de Suinicultores (FPAS) promoveu um estudo, em parceria com a GfK, sobre os hábitos de compra e consumo de carne da população portuguesa, em especial da carne suína.

De acordo com a informação avançada pela FPAS, em análise às respostas dos 1269 inquiridos, existe uma tendência generalizada para o consumo de carne (97%) e o desconhecimento de mais de metade da população quanto à origem da carne que consome (52%).

A análise realizada a nível nacional revela ainda que os gastos com carne assumem praticamente um terço (29%) do gasto médio mensal com alimentação (243€), suplantando os gastos com peixe (21%). Ao olhar apenas para os hábitos de consumo da carne suína, é possível verificar que se come frequentemente este tipo de carne dentro e fora de casa (47%), e várias vezes por semana (63%).

O questionário realizado porta a porta mostrou ainda a preferência dos inquiridos quanto à origem portuguesa da carne. Mais de metade da amostra (60%) considera ser muito importante o facto de a carne ser portuguesa. Um sinal claro da importância da criação do selo de certificação Porco PT, do ponto de vista da FPAS, uma vez que que garante a qualidade da carne suína 100% portuguesa, diferenciando-a da restante oferta. Verifica-se que a grande maioria opta pela carne fresca ao balcão (94%), sendo esta maioritariamente comprada em talhos tradicionais (76%).

Em Portugal, o consumo de carne divide-se em três grandes tipos: aves, suína e bovinas. Segundo o estudo realizado, neste momento a carne suína é considerada a mais saborosa.

«A qualidade da oferta está ainda bastante relacionada com o nível de sabor proporcionado. Uma grande fatia dos inquiridos (80%) considera como muito importante a carne ter mais sabor e ser mais suculenta, fator muito associado à carne de porco portuguesa», pode ler-se ainda na nota de imprensa.

Fonte: voz do campo

 

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI