Conflito pela carne de porco continua entre a UE e Rússia

Confagri 09 Jan 2018

O conflito entre a União Europeia e a Rússia pela carne de porco, desde há quatro anos, prossegue apesar da Organização Mundial do Comércio ter dado razão à União Europeia.

Em janeiro de 2013, a Rússia decidiu fechar as suas fronteiras à carne de porco proveniente da União Europeia (UE) pela deteção de casos de Peste Suína Africana na Polónia, Lituânia e Estónia. Depois de muitas negociações mal sucedidas, a UE levou a Rússia perante a Organização Mundial do Comércio (OMC), a qual decidiu a favor do bloco europeu.

Atualmente a fronteira está aberta por questões sanitárias, apesar de permanecer encerrada pelas medidas impostas pela Rússia à UE e outros países como resposta ao embargo aplicado em resposta à crise com a Ucrânia.

O conflito não termina aqui. A União Europeia anunciou que vai solicitar compensações económicas pelo prejuízo, não apenas pelo impacto direto nas exportações mas também pelas consequências indiretas do mesmo. Quantificou estas compensações em 1.400 milhões de euros, que é o valor da carne de porco exportada para a Rússia antes do embargo. Por seu lado, a Rússia já anunciou que vai recorrer a esta petição, pelo que o conflito mantém-se.

Fonte: Agrodigital

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI