Centro de Frutologia Compal fecha Academia 2018 a atribuir 3 bolsas de instalação

Confagri 11 Dez 2018

O Centro de Frutologia Compal encerrou mais uma edição da Academia com a entrega das Bolsas de Instalação. O encerramento foi assinalado com o Encontro “Inovação no Setor Frutícola: Projetar um Futuro Sustentável” com um painel de discussão que reuniu importantes entidades da área da inovação, alimentação e nutrição.

Estiveram presentes a Universidade de Trás-Os-Montes, o INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e a Associação Portuguesa de Nutrição, que abordaram os temas da inovação e sustentabilidade no setor frutícola. Valorização da fruta portuguesa, associativismo, inovação e diferenciação foram os temas de ordem deste painel.

O Júri

O júri, composto por parceiros do Centro de Frutologia Compal, a DGAV – Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, o Instituto Superior de Agronomia, a CONFAGRI- Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal e a Associação de Jovens Agricultores de Portugal, fez um breve balanço da formação e dos empreendedores agrícolas desta edição da Academia, realçando a importância de apostar na fruticultura portuguesa e na inovação no setor.

Da avaliação do júri, surgiram os três empreendedores distinguidos na edição de 2018 da Academia do Centro de Frutologia Compal: Ana Ângelo, Daniel Marques e Filipe Marques Lima.

Os vencedores

Ana Ângelo conhece o setor agrícola e tem formação e experiência na área, mas foi no Centro de Frutologia Compal que viu a oportunidade de crescer na fruticultura.

Surpreendida por ser uma das vencedoras da bolsa de instalação no valor de 20 mil euros, Ana pretende continuar a trabalhar na sua exploração de três hectares de morango em Santo Isidro de Pegões, no Montijo. 

Da freguesia da Asseiceira, em Tomar, Daniel Marques recebeu dos seus familiares uma exploração de seis hectares onde decidiu apostar nas romãs e aventurar-se no mundo da fruticultura.

Com experiência na área das ciências policiais, Daniel pretende investir a bolsa de instalação e o conhecimento que adquiriu nas 84 horas de formação e colher as primeiras romãs do seu pomar já em 2019.

Seis hectares de macieiras

É um dos formandos mais novos desta edição da Academia do Centro de Frutologia Compal, mas ambição não lhe falta. Filipe Marques Lima, jovem de 26 anos, conhece o mundo da agricultura e da fruticultura.

Pretende instalar seis hectares de macieiras nos terrenos da família em Cepões, Lamego. Com a bolsa e o conhecimento que recebeu na Academia do Centro de Frutologia Compal, pretende continuar a apostar no seu pomar.

Plataforma CFCNetwork

Neste encontro, foi também apresentada a plataforma CFCNetwork, uma nova plataforma digital de networking e partilha de conhecimento, que pretende reunir a comunidade do Centro de Frutologia Compal em torno da fruticultura, transportando-a para o meio digital.

Os formandos da Academia 2018 do Centro de Frutologia Compal participaram em 84 horas de formação, durante três meses, onde tiveram oportunidade de adquirir conhecimento teórico e prático.

Para além das horas em sala de aula, onde os formandos tiveram contacto com a teoria por trás das boas práticas, houve também sessões no terreno com associações, organizações de produtores, centrais fruteiras, explorações agrícolas de sucesso e até mesmo em instalações frutícolas de alumni da Academia.

Fonte: Agricultura e Mar Actual

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi