Quatro reconhecidos Centros de Investigação no Alentejo e Algarve (ICAAM – Universidade de Évora, Cebal – Beja, Cibio – Pólo de Évora e MeditBio- Universidade do Algarve), apresentaram uma candidatura à FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia para se tornarem um centro único de Investigação em Ambiente e Agricultura no Mediterrâneo.
Pela primeira vez a FCT considerou candidaturas de unidades de investigação na área temática de Estudos do Mediterrâneo: Sistemas Agroalimentares, Água e Recursos Energéticos e Património Cultural.
O MED-Mediterranean Institute for Agriculture, Environment and Development vai ter cerca de 180 investigadores doutorados e será a única unidade de investigação na integração entre agricultura, alimentação, desenvolvimento rural e ambiente, no Sul do País.
De forma a potenciar o valor acrescentado desta fusão, em termos de produção de conhecimento e de novas áreas de cruzamento interdisciplinar, será organizado a 27 e 28 de junho as primeiras Jornadas MED. Este centro pretende dar visibilidade à investigação que é desenvolvida nos centros que irão integrar o MED, de forma a estabelecer possíveis parcerias que não existem, ou reforçar atuais colaborações.
Com o MED e a expansão da investigação sobre o contexto específico do Mediterrâneo, reforçamos a capacidade de produzir conhecimento integrado, com maior impacte societal.
Fonte: odigital