Cereja dá o mote para uma festa que reúne 80 expositores em Alfândega da Fé

Confagri 16 Mai 2019

A cereja, imagem de marca da agricultura de Alfandega da Fé, dá o mote para quatro dias de festa no concelho, em junho, num certame onde marcarão presença 80 expositores, informou esta quinta-feira fonte daquela autarquia transmontana.

«A cereja está em fase de maturação e se as condições climatéricas se mantiverem estáveis, vamos ter fruto em quantidade e qualidade», disse à Lusa o vice-presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Eduardo Tavares.

A Festa da Cereja, certame com cerca de quatro décadas de existência em Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, vai decorrer entre os dias 7 e 10 de junho, apresentando um programa social, económico e cultural.

«A cereja vai estar em destaque com o “Prémio da Melhor Cereja” para distinguir e valorizar os produtores de cereja de Alfândega da Fé e há muitas outras novidades», adiantou o autarca.

Para a edição deste ano, o espaço dá relevo aos produtos locais, com montras personalizadas e mais atrativas. «Queijo e fumeiro, azeite, frutos secos, doces e compotas tradicionais, aromáticos e turismo vão ser as áreas temáticas em destaque num espaço coberto com 2.100 metros quadrados», referiu Eduardo Tavares.

A autarquia pretende dar ênfase ao que de melhor se faz no concelho e proporcionar aos visitantes uma melhor experiência na Festa da Cereja. «Os expositores que anualmente marcam presença no certame terão os seus espaços renovados numa festa que quer dinamizar o seu potencial económico», garante a organização.

A gastronomia vai estar em destaque com o projeto Alfândega da Fé à Mesa, através do qual os visitantes poderão apreciar pratos típicos, como a caldeirada de cabrito e cordeiro grelhado na brasa, nos restaurantes e tasquinhas presentes no recinto, bem como nos restaurantes locais aderentes à iniciativa. A pecuária estará também presente no certame como o Encontro de Pastores e mostra de ovinos e caprinos.

Para os mais novos e famílias, a organização apostou em oficinas de criatividade, mas há também “showcooking” e animação, como atuações de grupos locais e com o “Free Style” de Motos, que regressa à Festa da Cereja.

No campo lúdico, na edição deste ano terá lugar o primeiro Encontro de Bombos, esperando-se mais de uma dezena de grupos para fazerem ecoar o estridente som dos bombos. Está também prevista a presença de os Minhotos Marotos, Per7ume, DAMA e Cuca Roseta, entre outros artistas.

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI