Comissão Europeia considera que PEPAC ficam aquém das ambições ambientais

Confagri 25 Mar 2022

Fonte: vidarural.pt

O Comissário Europeu da Agricultura, Janusz Wojciechowski, considera que a maioria dos Planos Estratégicos para a Política Agrícola Comum (PEPAC) ficam aquém das ambições ambientais da Comissão Europeia. A declaração surge num momento em que todos os estados-membros já submeteram os seus planos, relata o portal Euractiv.

“Todos os planos podem ser melhorados”, disse, salientando que, embora alguns planos mostrassem potencial, a maioria precisa de ser melhorada. O responsável assinalou ainda que muitos vão precisar de adaptações para atingir o nível necessário de ambição ambiental.

Uma das principais preocupações é nas ambições de agricultura biológica, uma vez que a Estratégia do Prado ao Prato aponta para 25% de todos os terrenos serem cultivados biologicamente até 2030.

No entanto, as estimativas atuais apontam para apenas 28% no final do período financeiro de 2027. O Comissário revelou que a Comissão pretende trabalhar junto dos estados-membros para melhorar as “deficiências” dos PEPAC.

“Mas eu estou otimista porque não há um único plano que não seja possível aceitar – é necessária uma melhoria, mas estamos a ir na direção certa”, disse ainda. Apesar desta questão, Janusz Wojciechowski considera que a maioria dos planos deverá estar fechados até ao final de junho.

O Comissário apelou ainda para que os países revejam os seus planos de forma a aumentar a resiliência do setor, tendo em conta as atuais ameaças à segurança alimentar.

Quaisquer expetativas de abandono ou enfraquecimento da Estratégia do Prado ao Prato e da Estratégia para a Biodiversidade, como resposta à guerra da Ucrânia, foram deitadas por terra pelo comissário. Não há “nenhuma razão para nos desviarmos da implementação dos nossos objetivos estratégicos”, aponta.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI