Fonte: portugal.gov.pt
A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque afirmou que «o País e o setor agropecuário mudaram, e Portugal teve de correr mais depressa perante um mercado que passou a ser uma aldeia global». A Ministra intervinha no 25.º aniversário da Aligrupo, no Montijo.
«Reconhecida como Organização de Produtores de Carne de Suíno, a AliGrupo é um exemplo do esforço em prol da concentração da oferta e do reforço da posição dos produtores na cadeia de valor, algo que queremos incentivar», disse.
A Ministra acrescentou que «a produção nacional tem conseguido reagir às adversidades do setor suinícola, e a atual conjuntura apresenta-se favorável ao crescimento do setor», dando como exemplo a abertura «do mercado da China à exportação de carne de porco nacional, processo que começa agora a ter reflexo no aumento das exportações nacionais».
Maria do Céu Albuquerque salientou que «as exportações estão agora acima das registadas em 2018. São dados muito positivos, aos quais acresce a diminuição das importações».
E acrescentou que «constitui uma das prioridades do Governo» «continuar a trabalhar na abertura de novos mercados com potencial impacto para Portugal».
Sustentabilidade
A Ministra afirmou também que «falando em sustentabilidade, competitividade e cooperação, é de destacar o GO Efluentes, que tem uma componente de otimização da gestão dos efluentes suinícolas com vista à sua valorização energética e agronómica».