Conjuntura apresenta-se favorável ao crescimento do setor suinícola

Confagri 25 Nov 2019

Fonte: portugal.gov.pt

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque afirmou que «o País e o setor agropecuário mudaram, e Portugal teve de correr mais depressa perante um mercado que passou a ser uma aldeia global». A Ministra intervinha no 25.º aniversário da Aligrupo, no Montijo.

«Reconhecida como Organização de Produtores de Carne de Suíno, a AliGrupo é um exemplo do esforço em prol da concentração da oferta e do reforço da posição dos produtores na cadeia de valor, algo que queremos incentivar», disse.

A Ministra acrescentou que «a produção nacional tem conseguido reagir às adversidades do setor suinícola, e a atual conjuntura apresenta-se favorável ao crescimento do setor», dando como exemplo a abertura «do mercado da China à exportação de carne de porco nacional, processo que começa agora a ter reflexo no aumento das exportações nacionais». 

Maria do Céu Albuquerque salientou que «as exportações estão agora acima das registadas em 2018. São dados muito positivos, aos quais acresce a diminuição das importações». 

E acrescentou que «constitui uma das prioridades do Governo» «continuar a trabalhar na abertura de novos mercados com potencial impacto para Portugal».

Sustentabilidade

A Ministra afirmou também que «falando em sustentabilidade, competitividade e cooperação, é de destacar o GO Efluentes, que tem uma componente de otimização da gestão dos efluentes suinícolas com vista à sua valorização energética e agronómica».

«Este projeto é um exemplo de bioeconomia circular, que pretendemos promover e que acreditamos ser um dos caminhos para conciliar uma agricultura inserida nos mercados com uma agricultura capaz de assegurar uma alimentação saudável e uma utilização sustentável dos recursos naturais», concluiu Maria do Céu Albuquerque.
Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI