Conselho Internacional de Cereais prevê aumento da produção mundial de cereais para 2017/2018

Confagri 01 Set 2017

A oferta mundial de cereais é suficiente para cobrir as necessidades da procura, de 2.089 milhões de toneladas, o maior resultado da história.

O Conselho Internacional de Cereais calcula que para a campanha 2017/2018 a produção mundial de cereais atinga 2.049 milhões de toneladas, menos 79 milhões em relação à passada mas mais 11 milhões que o resultado estimado em Julho.

A campanha de 2016/2017 terminou com as maiores existências da história, de 525 milhões de toneladas, pelo que a oferta a nível global de cereais, com 2.574 milhões de toneladas, apenas passe por um decréscimo de 36 milhões de toneladas em comparação à oferta da campanha passada.

A oferta mundial de cereais é suficiente para cobrir as necessidades da procura, de 2.089 milhões de toneladas, o maior resultado da história, mais seis milhões frente ao mês passado e mais quatro que a procura da campanha anterior. A forte procura impulsionou o crescimento das exportações, o que resultou num total de 354 milhões de toneladas nesta campanha.

As existências mundiais passam por uma queda significativa mas mantêm-se, com 485 milhões de toneladas, nas segundas mais elevadas da história.

Para o trigo, a produção esperada é de 742 milhões de toneladas, menos 12 milhões que em 2016 mas mais 10 milhões que o previsto em julho, ou seja, menos exportações e um pouco mais de procura mundial, de 738 milhões de toneladas, levam a que o balanço mundial de trigo termine com umas existências recorde de 248 milhões de toneladas.

Quanto ao milho, haverá uma importante descida da produção mundial devido a menores produções na União Europeia (UE) e na China, chegando às 1.017 milhões de toneladas, menos 56 milhões que o ano passado. Graças ao valor recorde das existências finais da campanha de 2016/2017, de 234 milhões de toneladas, a oferta de milho com 1.251 milhões de toneladas apenas reduz em 32 milhões. Este valor é quase a descida da oferta mundial de cereais, menos 36 milhões de toneladas, o que implica que a diminuição da oferta de cereais se deva sobretudo ao milho. As existências a nível mundial deste cereal vão cair para 196 milhões de toneladas depois de seis anos seguidos em crescimento.

Fonte: Agrodigital

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi