A Cooperativa Terras de Besteiros, que há pouco mais de uma semana teve eleições para os seus órgãos sociais, está a trabalhar na criação de uma linha de transformação, embalamento e distribuição de produtos hortícolas locais.
Trata-se de uma nova aposta da Cooperativa suportada por uma candidatura no valor de 182 mil euros, que já está devidamente aprovada e que vai contar com o apoio a fundo perdido de quase 67 mil euros.
Segundo o presidente da Cooperativa Terras de Besteiros, Diamantino Costa, esta aposta vem “dar uma lufada de ar fresco” ao setor primário do concelho de Tondela, criando oportunidades que visam o aumento da produção dos agricultores.
“É uma clara aposta na valorização de produtos endógenos, que prevê a criação de novos produtos, entre eles o doce de laranja de Besteiros ou a “cabrilheira”, que é um enchido de cabrito com laranja”, referiu.
Diamantino Costa explicou ao Jornal do Centro que a Cooperativa pretende aproveitar as caraterísticas específicas de um produto como a laranja de Besteiros, “criando um doce inconfundível”.
Sobre o produto original e típico conhecido por “cabrilheira”, o presidente da Cooperativa Terras de Besteiros revela que “é um produto criado em parceria com o Agrupamento de Escolas Tomás Ribeiro, já está a ser comercializado, depois de ter sido devidamente registado”.
Já sobre a louça de barro negro de Molelos, diz-nos que é mais uma das imagens de marca do concelho de Tondela, e que também “irá chegar aos grandes centros urbanos nacionais”.
“Queremos chegar a todo o lado onde há turistas e onde a louça de barro negro possa ganhar escala. O objetivo é chegar-se ao Porto e a Lisboa e poder ser adquirida uma bilha dos segredos ou uma padela”, esclareceu Diamantino Costa.
A grande pretensão futura da Cooperativa passa também por “aplicar os mesmos esforços em relação a outros produtos do concelho”, tais como o linho.
“Todas as voltas do linho são dadas na freguesia de Castelões, por uma associação local, com um peso enorme na dinâmica da freguesia. Ficaremos muito satisfeitos em partilhar este produto com o país”, informou.
As eleições para a Cooperativa Terras de Besteiros aconteceram no passado dia 21 de maio e reelegeram de forma muito consensual Diamantino Costa como presidente.
A Cooperativa Terras de Besteiros foi fundada a 27 de junho de 2013 e tem como objetivos a produção, divulgação, promoção e comercialização de produtos locais.
Trata-se de uma Cooperativa multi-sectorial ou polivalente, simultaneamente de serviços, agrícola, cultural e de artesanato.
Fonte: jornaldocentro