DGAV explica como certificar a sua framboeseira

Confagri 24 Abr 2019

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária divulgou a “Ficha técnica para a produção, controlo e certificação de material de propagação de Framboeseira, Rubus L.”, onde constam os procedimentos para implementação da certificação.

Explica a ficha da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) que as plantas produzidas num esquema de certificação obedecem a condições mais restritivas, o que lhes confere garantias acrescidas relativamente a: Identidade varietal; obtenção de material comprovadamente são e mais vigoroso; redução do risco de introdução de pragas e doenças no local de produção; garantir material com características técnicas melhores (incidência de defeitos baixa, nomeadamente, lesões, descoloração, feridas nos tecidos, dessecação e outros) e rastreabilidade do material em produção e em comercialização.

Realça ainda a DGAV que todo o material produzido num esquema de certificação tem uma genealogia conhecida e cumpre determinadas condições, consoante a categoria de certificação a que se propõe.

O esquema de certificação deve cumprir diversos requisitos, nomeadamente, as variedades têm que estar inscritas no Registo Nacional de Variedades de Fruteiras (RNVF) ou na Lista Comum; os fornecedores têm que estar registados na plataforma CERTIGES para a produção de materiais frutícolas; são admitidas as categorias pré-base, base e certificado e os fornecedores têm que inscrever as plantas-mãe e viveiros com material destinado a comercialização.

Em anexo: Ficha Técnica

Fonte: Agricultura e Mar Actual

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI