Economia social tem vindo a crescer mas está aquém da média europeia

Confagri 15 Dez 2017

Dados do Instituto Nacional de Estatísticas indicam que o emprego remunerado subiu de 5,5 para 6 por cento neste setor. Há mais unidades na área da cultura, recreio e desporto mas é a ação e Segurança Social que fazem circular mais dinheiro.

França é o país da União Europeia onde estas entidades têm maior expressão, no sentido oposto está a Polónia e a União Europeia (UE) debate apoios.

O Montepio e a Caixa de Crédito Agrícola; a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Misericórdia de Alcáçovas; o Benfica, o Porto e o Sporting; as igrejas Católica e Universal do Reino de Deus; a Adega Cooperativa de Alcobaça e a Cooperativa de Ensino Artístico do Porto, o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil e o Lar de Idosos do Ameixial; o Século e a Sociedade Portuguesa de Autores. Todas diferentes mas todas iguais. Pertencem ao chamado terceiro setor, a economia social, que representa 6 por cento do emprego em Portugal, dados de 2013. Está a crescer, mas ainda afastado da média europeia.

«Se compararmos com a UE, os 6 por cento de emprego remunerado gerado pela economia social é inferior aos 8,5 por cento da média europeia, o que demonstra que há espaço para o setor crescer. Em França, no Reino Unido ou na Alemanha, por exemplo, os valores são muito superiores», diz Eduardo Graça, presidente da Cooperativa António Sérgio para a economia social (CASES). Este emprego representa 10 por cento em França e 1,3 por cento na Polónia. Uma das justificações para a realidade portuguesa é o baixo peso do subsetor cooperativo, onde acompanhamos a Europa de Leste. «Carece libertar-se de um certo preconceito em relação às cooperativas».

Existem 2177 cooperativas em Portugal e que têm ainda menor expressão se atendermos aos 489,5 mil euros, 11,6 por cento do total destas entidades, do valor acrescentado bruto (VAB, montante da produção deduzido das compras de bens e serviços), dados da conta satélite da economia social para 2013, publicada pelo Instituto Nacional de Estatística.

É a última informação tratada do setor, um novo levantamento terá início para o ano e resulta da colaboração com a CASES.

Fonte: Diário de Notícias

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi