Emissões de gases com efeito de estufa na Europa sobem no terceiro trimestre e já estão próximas dos níveis pré-pandemia

Confagri 15 Fev 2022

Fonte: expresso.pt

A subida nas emissões no terceiro trimestre de 2021 verifica-se na maior parte dos Estados-membros. Portugal foi o país com o menor aumento e houve apenas três países com reduções.

As emissões de gases com efeito de estufa no terceiro trimestre de 2021 foram de 881 milhões de toneladas de equivalentes de dióxido de carbono (CO2-eq), “ligeiramente abaixo dos níveis pré-pandémicos”, escreve o Eurostat esta terça-feira. 

Os gases emitidos aumentaram 6% em comparação com o mesmo período do ano anterior, um aumento “que se deve largamente ao efeito de recuperação económica depois da queda acentuada na atividade no mesmo trimestre de 2020, dada a crises de covid-19”. 

No terceiro trimestre de 2019, as emissões estavam nos 891 milhões de toneladas. No ano passado, os setores da economia responsáveis por mais emissões foram a indústria (23% do total), o fornecimento de eletricidade (21%) e a agricultura e lares (14%). 

A subida nas emissões no terceiro trimestre de 2021 verifica-se em quase todos os Estados-membros, sendo Portugal o país que mostra a menor subida – quase estagnou. Países Baixos, Luxemburgo e Eslovénia reduziram (1,6%, 2,3% e 2,6%, respetivamente). Já os maiores saltos nas emissões foram dados na Bulgária (22,7%), Letónia (16,2%) e Grécia (13,1%).

Apesar desta evolução face a 2020, o Eurostat ressalva que “a tendência de longo-prazo das emissões de gases com efeito de estufa mostra uma redução firme em direção às metas da União Europeia”.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI