Exportações do agroalimentar crescem 2,6 por cento no trimestre de julho a setembro de 2018

Confagri 12 Nov 2018

As exportações de produtos alimentares e bebidas ascenderam a 1.497 milhões de euros no trimestre terminado em setembro de 2018, uma variação positiva de 2,6 face a igual período do ano passado, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.

No entanto, em Setembro, em relação a igual mês do ano passado, as exportações de produtos alimentares e bebidas registaram uma queda de 1,5 por cento, ficando nos 513 milhões de euros.

Em termos trimestrais, de Julho a Setembro, as exportações de produtos primários atingiram os 472 milhões de euros, menos 1,1 por cento e as de produtos transformados ascenderam a 1.026 milhões de euros, mais 4,3 por cento.

Apesar da evolução positiva das vendas de produtos agroalimentares no estrangeiro, as importações estão também a crescer. As importações de produtos alimentares e bebidas aumentaram 3,1 por cento no trimestre terminado em setembro de 2018, atingindo os 2.447 milhões de euros.

As importações de produtos primários cresceram, no mesmo período em análise, 4,7 por cento (1.004 M€) e as de produtos transformados aumentaram 2,1 por cento (1.442 M€). Deste modo, o défice comercial da categoria de produtos alimentares e bebidas situou-se nos 950 milhões de euros.

Fonte: Agricultura e Mar Actual

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI