Exportações de produtos agroalimentares da UE atingem novo «recorde» em 2017

Confagri 28 Fev 2018

As exportações de produtos agroalimentares da União Europeia atingiram um valor de 137,9 mil milhões de euros em 2017, um crescimento de 5,1 por cento face ao período homólogo que a Comissão Europeia considera «outro recorde».

De acordo com os dados divulgados pela Comissão Europeia, em anexo, os Estados Unidos da América (EUA), a Rússia e os mercados asiáticos continuam a ser os principais destinos das exportações agroalimentares do espaço comunitário e os principais responsáveis pela dinâmica de crescimento.

As vendas para os EUA aumentaram seus por cento para um total de 1,22 mil milhões de euros; as exportações para a Rússia registaram um incremento de 16 por cento, para um total de 0,9 mil milhões de euros; as exportações para o Japão cresceram 11 pontos percentuais (p.p.), para 0,6 mil milhões de euros; as vendas para a China aumentaram cinco por cento, para 0,6 mil milhões de euros; as vendas para Hong Kong aumentaram 10 p.p., para 0,4 mil milhões de euros; e as exportações para a Coreia do Sul aumentaram 13 pontos, para 0,3 mil milhões de euros.

No que diz respeito aos segmentos que registaram maiores crescimentos de vendas para o exterior, destaque para os vinhos, para a alimentação para animais de companhia e para as bebidas espirituosas e licores, com crescimentos de 12, 17 e cinco por cento, respetivamente.

As maiores quebras de vendas para o exterior, por outro lado, registaram-se no trigo, outros cereais e na carne de porco, com diminuições de 27,5, 13,5 e 2,8 por cento, respetivamente.

Fonte: ditribuiçãohoje

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI