As exportações de produtos agroalimentares da União Europeia atingiram um valor de 137,9 mil milhões de euros em 2017, um crescimento de 5,1 por cento face ao período homólogo que a Comissão Europeia considera «outro recorde».
De acordo com os dados divulgados pela Comissão Europeia, em anexo, os Estados Unidos da América (EUA), a Rússia e os mercados asiáticos continuam a ser os principais destinos das exportações agroalimentares do espaço comunitário e os principais responsáveis pela dinâmica de crescimento.
As vendas para os EUA aumentaram seus por cento para um total de 1,22 mil milhões de euros; as exportações para a Rússia registaram um incremento de 16 por cento, para um total de 0,9 mil milhões de euros; as exportações para o Japão cresceram 11 pontos percentuais (p.p.), para 0,6 mil milhões de euros; as vendas para a China aumentaram cinco por cento, para 0,6 mil milhões de euros; as vendas para Hong Kong aumentaram 10 p.p., para 0,4 mil milhões de euros; e as exportações para a Coreia do Sul aumentaram 13 pontos, para 0,3 mil milhões de euros.
No que diz respeito aos segmentos que registaram maiores crescimentos de vendas para o exterior, destaque para os vinhos, para a alimentação para animais de companhia e para as bebidas espirituosas e licores, com crescimentos de 12, 17 e cinco por cento, respetivamente.
As maiores quebras de vendas para o exterior, por outro lado, registaram-se no trigo, outros cereais e na carne de porco, com diminuições de 27,5, 13,5 e 2,8 por cento, respetivamente.
Fonte: ditribuiçãohoje