Exportações de produtos alimentares não transformados crescem quatro por cento em maio de 2018

Confagri 12 Jul 2018

As exportações de produtos alimentares não transformados, produtos primários, cresceram quatro por cento em maio de 2018, ascendendo a 167 milhões de euros. No total, as exportações de produtos alimentares e bebidas chegaram aos 518 milhões de euros, uma diminuição de 0,7 por cento face a maio de 2017.

Segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as vendas de produtos alimentares transformados situaram-se, no mesmo mês, nos 351 milhões de euros, registando uma queda de 2,8 por cento.

As exportações e as importações de bens registaram, em maio de 2018, variações homólogas nominais de mais 6,2 e 0,3 por cento, respetivamente, desacelerando ambas de forma significativa face ao mês anterior, de mais 17,7 e 12,9 por cento, em Abril de 2018, pela mesma ordem.

Em maio de 2018, tendo em conta os principais países de destino em 2017, salientam-se os crescimentos, face ao mês homólogo de 2017, nas exportações para Espanha, Itália e Alemanha, de mais 9,3, 28,3 e 8,4 por cento, respetivamente.

Em relação aos principais fornecedores em 2017, em maio de 2018 registaram-se aumentos na quase totalidade dos países, exceto nas importações provenientes de França que diminuíram 0,3 por cento. As importações de Espanha tiveram o aumento mais expressivo, de mais 6,0 por cento, em termos homólogos.

Em anexo: INE-Estatísticas do Comércio Internacional Maio 2018

Fonte: Agricultura e Mar Actual, INE

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI