FENALAC elege novos Órgãos Socias para 2022-2025

Confagri 18 Jan 2022

Na Assembleia que decorreu hoje na sede da FENALAC, na cidade do Porto, foram eleitos os novos Órgãos Socias da FENALAC para o quadriénio 2022-2025. O novo Conselho de Administração é Presidido pelo Dr. Idalino Leão, da Agros, acompanhado dos Senhores José Marques e Nuno Cardoso, da Lacticoop, e Eng.os Adalberto Póvoa e Vítor Santos, da Proleite.   

O Dr. Idalino Leão, depois de empossado como novo Presidente da FENALAC referiu: “Será prioridade deste Conselho de Administração a sustentabilidade económica da produção de leite, a qual atravessa um período difícil devido ao aumento muito significativo do preço dos fatores de produção”.

A nova Administração agradeceu o desempenho dos Órgãos Socias cessantes e demonstrou a intenção de contribuir para a promoção da Produção na Cadeia de Valor láctea e a dignificação da atividade junto da Tutela, através de uma posição reivindicativa, séria e persuasiva. 

Porto, 18 de Janeiro de 2022 

Sobre a FENALAC

A FENALAC é a entidade que representa o sector lácteo cooperativo nacional, assumindo-se como um parceiro institucional e uma presença interventiva na sociedade, empenhada no desenvolvimento de projetos de responsabilidade social.

A Federação é formada por quatro grandes organizações cooperativas – Agros, Proleite, Lacticoop e Serraleite, que juntas abarcam entre si mais outras 70 cooperativas de base, representando 70% do sector lácteo do território continental, o equivalente a 1.200 produtores de leite.

Como entidade presente em toda a fileira do leite – desde a produção e recolha, à transformação, consumo e valorização – as entidades agregadas prestam assessoria técnica junto dos produtores e apoia a modernização tecnológica das explorações de leite, com repercussões na melhoria de condições de produção e na criação de emprego nas zonas rurais.

Os seus objetivos passam por representar nacional e internacionalmente o sector, defender os seus direitos e interesses, promover a informação, a assistência e o estudo sobre o leite e participar ativamente na formulação e aplicação da legislação sectorial. 

Sobre o sector do leite

A produção de leite em Portugal representava 711 milhões de euros em 2021, o equivalente a 23% da produção animal e a 11% da produção agrícola. A indústria do leite e lacticínios apresenta um volume de vendas de 1,8 mil milhões de euros, sendo o segmento mais importante (15%) da Indústria Alimentar.

A criação de emprego direto e indireto do sector lácteo deverá atingir os 50 mil postos, sendo de destacar que a maior parte dos quais estão em zonas rurais altamente carenciadas do ponto de vista económico e social, reforçando assim a importância dos mesmos na fixação das populações.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI