Futuro da Europa: cidadãos debateram economia, emprego e educação

Confagri 21 Set 2021

Fonte: europarl.europa.eu

O primeiro dos quatro painéis de cidadãos europeus reuniu-se em Estrasburgo, a 17-19 de setembro, para debater economia, educação, cultura e digital.

Um total de 200 cidadãos veio ao Parlamento Europeu (PE) em Estrasburgo para o início de um processo que lhes permitirá formular recomendações para as políticas da União Europeia (UE) através da Conferência sobre o Futuro da Europa.

Os membros do painel, selecionados aleatoriamente para representar a diversidade da UE, analisaram uma vasta gama de tópicos, incluindo a economia, o emprego, a justiça social, a educação, a cultura, a juventude, o desporto e a transformação digital.

Ao inaugurar a sessão, o eurodeputado Guy Verhofstadt, igualmente copresidente do conselho executivo da Conferência, sublinhou a natureza histórica do evento: “É a primeira vez que a política europeia será desenvolvida não para os cidadãos, mas pelos cidadãos. Este tipo de experiência democrática nunca foi organizado a nível transnacional, pan-europeu”.

As reuniões alternaram-se entre as deliberações em pequenos grupos e as discussões com todos os membros do plenário do Parlamento. Os especialistas das diferentes áreas partilharam as suas opiniões sobre os principais acontecimentos e desafios.

Na sua primeira sessão de três dias, o painel estabeleceu cinco temas que serão aprofundados nas próximas reuniões:

  • Trabalhar na Europa
  • Economia para o futuro
  • Uma sociedade justa
  • A aprendizagem na Europa
  • Transformação digital ética e segura

Cada tema foi dividido em subtemas. Durante as próximas sessões, os membros do painel serão divididos em grupos para trabalhar nesses subtemas, bem como para participar em discussões mais abrangentes com todos os membros do painel.

O painel também selecionou 20 representantes para a sessão plenária da Conferência, onde apresentarão as conclusões do painel e debaterão com representantes das instituições da UE e dos parlamentos nacionais.

Os participantes agradeceram a oportunidade de falar sobre os problemas enfrentados pela UE. Claudia, uma adolescente da Itália, disse: “Isto é muito interessante. Eu não sabia muito sobre a política e a economia, mas estou muito feliz por estar aqui, por conhecer pessoas de diferentes culturas e discutir um vasto leque de diferentes problemas”.

Eduardo, da Espanha, referiu: “Foi uma experiência incrível. Eu não sabia com o que ia contar, mas nunca teria imaginado algo assim. Quem me dera ter participado há 20 anos atrás”.

A segunda sessão terá lugar online de 5 a 7 de novembro, enquanto a terceira será presencial e decorrerá de 3 a 5 de dezembro em Dublim.
Os outros painéis dos cidadãos europeus iniciarão o seu trabalho nos próximos fins-de-semana. O segundo painel, que se centra na democracia, nos valores, nos direitos, no Estado de direito e na segurança da UE, reúne-se de 24 a 26 de setembro.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI