Governo assume prolongamento por mais um ano das medidas agroambientais

Confagri 15 Fev 2019

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, anunciou esta quinta-feira que, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2020, o Governo vai assumir o prolongamento das medidas agroambientais, cuja dotação anual ronda os 100 milhões de euros.

«No âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020) «o Governo vai assumir o prolongamento por um ano das medidas agroambientais, que acabariam este ano», disse Capoulas Santos. De acordo com o líder do Ministério da Agricultura, com «uma dotação na ordem dos 100 milhões de euros por ano», o contrato das medidas agroambientais teve a duração de cinco anos.

As medidas agroambientais destinam-se a apoiar uma gestão sustentável dos recursos naturais, bem como ações que visem a preservação e melhoramento dos ecossistemas ligados à agricultura e silvicultura.

Durante a sua intervenção, o ministro da Agricultura sublinhou ainda que o Governo tem também, no âmbito do PDR, vindo a conceder apoio à inovação, por exemplo, através da constituição dos grupos operacionais.

«Constituímos 114 grupos operacionais, aos quais atribuímos um apoio público na ordem dos 30 milhões de euros, sendo que 14 desses dizem respeito à temática dos cereais», afirmou. Por sua vez, sobre o Programa Nacional de Regadios, em específico na componente financiada pelo PDR, o governante referiu que «praticamente tudo o que havia a aprovar» já avançou.

Foram aprovados «225 projetos a que corresponde um apoio de 312 milhões de euros» e o Executivo está prestes «a abrir concursos para cerca de 270 milhões, os primeiros ocorrerão já nos próximos dias», indicou o ministro da Agricultura.

Porém, Capoulas Santos admitiu não estar totalmente satisfeito com a execução do PDR, ressalvando que Portugal está no “top” dos Estados-membros com maior execução. Em dezembro de 2018, o ministro da Agricultura disse à Lusa que o PDR 2020 tinha atingido, até à data, mais de 50 por cento de execução.

O governante notou ainda, à data, que a meta do executivo é atingir 100 por cento de execução do programa, que irá estar em vigor até 2023, vincando que «certamente» este valor será ultrapassado, devido aos quase 500 milhões de euros adicionais que foram injetados no PDR 2020.

«Encontrámos uma situação em que nas chamadas medidas agroambientais havia, o que se chamou na altura, um buraco financeiro». A resolução em causa passou por uma atribuição, aprovada em Concelho de Ministros, de mais quase 200 milhões de euros.

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi