Governo português anuncia apoios de cinco milhões de euros para suinicultura

Confagri 26 Abr 2018

O Governo português vai apoiar o setor da suinicultura com cinco milhões de euros, através do Programa de Desenvolvimento Rural, com vista à redução dos impactos ambientais das explorações suinícolas, anunciou o Ministério da Agricultura.

«O Ministério da Agricultura vai apoiar o sector da suinicultura com cinco milhões de euros, através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020). A medida destina-se a apoiar o investimento nas explorações de suinicultura, tendo em vista a redução dos impactos ambientais de cada exploração», refere o ministério num comunicado divulgado na quarta-feira, dia 25 de abril, acrescentando que «as candidaturas estarão abertas a partir de quinta-feira».

Os apoios, esclarece a tutela, «serão direcionados essencialmente para projetos que se destinem a preservar e a melhorar o ambiente, através da melhoria das instalações dedicadas à gestão dos efluentes pecuários nas explorações de suínos e do aumento ou melhoria das condições ambientais de armazenagem dos efluentes na exploração, de forma a promover a protecção das águas e eventual valorização dos efluentes pecuários».

«São também objetivos desta medida a redução dos odores, a redução do consumo de água e a melhoria da eficiência energética da exploração, com redução dos consumos energéticos, recorrendo preferencialmente à produção de energias renováveis para consumo na exploração», lê-se no comunicado.

Outro dos objetivos «é a redução dos riscos sanitários e dos custos correspondentes à eliminação de cadáveres de animais mortos nas explorações de suínos, aplicando novos métodos recentemente aprovados pela União Europeia».

De acordo com o Ministério da Agricultura, os apoios em causa «permitirão alavancar um investimento global na ordem dos 12 a 14 milhões de euros». O primeiro período de candidaturas está aberto até 26 de Junho, e o segundo decorre de 27 de Junho a 26 de Setembro.

Fonte: jornaldenegócios

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI