Governo recomenda suspensão de eventos públicos para prevenir epidemia Covid-19

Confagri 10 Mar 2020

Fonte: portugal.gov.pt

O Governo português recomendou a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5 mil pessoas e em espaços fechados com mais de mil, em linha com as orientações que têm vindo a ser tomadas na generalidade países da União Europeia.

A recomendação foi feita após a reunião da Comissão Nacional de Proteção Civil, em Carnaxide, na qual participaram os ministros da Administração Interna e da Saúde, Eduardo Cabrita e Marta Temido.

Na mesma reunião foi decidida a suspensão dos voos com destino ou origem nas zonas mais afetadas pela epidemia do Covid-19 em Itália, designadamente, Milão-Malpensa, Internacional II Caravaggio (Bérgamo) e Internacional Marco Polo, que serve a cidade de Veneza.  A medida aplica-se para os aeroportos de Francisco Sá Carneiro, no Porto, Humberto Delgado, em Lisboa, e Internacional de Faro.

A sugestão para que os médicos não participem em congressos ou conferências para estarem disponíveis a prestar cuidados foi também comunicada após a reunião.

Felgueiras e Lousada

Da reunião saiu também  a orientação para suspender quaisquer eventos – como casamentos e a celebração de missas – com mais de 150 pessoas nos municípios de Felgueiras e Lousada, as duas zonas mais afetadas pelo surto do novo coronavírus em Portugal.

A Ministra da Saúde, Marta Temido, relembrou  a importância de serem seguidas as recomendações e orientações das autoridades de saúde.

Foi ainda feita uma recomendação mais genérica, para que haja especial atenção quanto a eventos que possam suscitar presença de pessoas que venham de áreas de risco, como China ou Itália.

Sobre as restrições de eventos a Ministra referiu que as mesmas são necessárias, porque é difícil identificar os participantes numa situação de contágio, ao contrário do que se passa numa escola ou numa fábrica, onde os utilizadores do espaço são identificáveis em caso de necessidade.

Marta Temido disse que estas medidas agora anunciadas aplicam-se até 03 de abril, um limiar que pode ser aumentado ou restringido consoante a evolução da doença.

A Ministra afirmou ainda que estas medidas exigem sacrifico – sobretudo em Lousada e Felgueiras – mas «neste momento, são as mais adequadas».

O Ministro da Administração Interna, por sua vez, elogiou, a forma «participativa e muito ativa» como as instituições e os cidadãos têm cooperado na adoção de medidas e recomendações, relembrando que Portugal continua num nível de «contenção alargada», ainda que os 39 casos confirmados obriguem «a seguir» o que se passa noutros países, nomeadamente nos países da União Europeia.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi