Incêndios: Governo com três medidas para apoiar 9 mil agricultores que manifestaram prejuízos

Confagri 10 Nov 2017

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, anunciou ontem, em Oliveira do Hospital, o apoio a nove mil agricultores dos concelhos afetados pelos incêndios de 15 e 16 de outubro que manifestaram os seus prejuízos.

Naquele concelho do distrito de Coimbra, um dos mais afetados, o governante reuniu esta tarde com os presidentes das comunidades intermunicipais dos municípios afetados para explicar as medidas de apoio e garantiu o seu pagamento «tão rápido quanto possível».

Salientando que o Governo está a fazer um «esforço sem precedentes» em situações de catástrofe, Capoulas Santos disse que os prejuízos não estão contabilizados, mas vão «assumir algumas dezenas de milhões de euros».

Segundo o ministro da Agricultura, uma das medidas vai permitir aos muito pequenos agricultores, «independentemente da dimensão ou de terem registo de atividade», receber até 100 por cento dos prejuízos até ao montante de 1.053 euros.

As candidaturas, adiantou, abrem no início da próxima semana e terminam no final do mês, envolvendo os autarcas de freguesia na confirmação dos prejuízos para agilizar o processo.

Os agricultores com prejuízos entre os 1.053 e os 5.000 também poderão ter uma comparticipação a 100 por cento dos estragos, mas de 5.000 a 50.000 o apoio será efetuado a 85 por cento do seu valor.

Entre 50.000 e até 400 mil euros, as medidas do Governo preveem uma comparticipação a 50 por cento até ao limite de 200 mil euros.

O processo de candidaturas para estas duas medidas, que vão ser apoiados por fundos do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) e verbas nacionais, vai estar aberto até 15 de dezembro.

«Nós queremos períodos curtos para passar a pagar rapidamente, mas depois somos confrontados com pedido de prolongamento dos períodos», salientou o ministro da Agricultura.

O governante frisou ainda que, juntamente com estas medidas, o Governo está a distribuir alimentação para animais, tendo até à data de ontem já distribuído 1.003 toneladas.

Na próxima semana, adiantou, vai ser iniciada uma ajuda muito específica para a apicultura com a distribuição pelas organizações de apicultores 70 toneladas de açúcar para que possa ser produzido melaço, que constitui o alimento alternativo das abelhas enquanto não existir flora.

Confrontado com o facto de as medidas não chegarem para repor muitos investimentos perdidos, Capoulas Santos disse que o Governo está a «a ir tão longe quanto possível e quanto as disponibilidades e a regulamentação nacional e comunitária nos permite». «É uma ajuda importante, mas naturalmente será sempre insuficiente», sublinhou.

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi