Incêndios: Monção cria zonas de prevenção e segurança em mais de 22 hectares

Confagri 12 Jul 2018

A Câmara de Monção está a criar uma rede de faixas de gestão de combustível, em mais de 22 hectares do concelho, para «reduzir o perigo de incêndios florestais, salvaguardando pessoas e bens», adiantou a autarquia.

As intervenções, segundo explicou a câmara municipal, estão orçadas em 45 mil euros, suportadas pelo município e abrangem o polo empresarial da Lagoa, a Estrada Municipal (EM) 1153, nas freguesias de Cambeses e Longos Vales.

As faixas de gestão de combustível «têm como função diminuir a superfície percorrida pelos incêndios, proteger vias de comunicação, infraestruturas, zonas edificadas e povoamentos florestais e assegurar uma intervenção mais célere e eficaz em caso de incêndio».

O presidente da câmara declarou que olham para a prevenção florestal como uma prioridade, criaram o gabinete de proteção civil e promovem ações de sensibilização nas freguesias. «Apoiamos os populares lesados pelos incêndios e estamos a criar zonas de proteção e segurança. O objetivo é garantir condições para minimizar o risco de incêndio florestal, protegendo pessoas e bens» afirmou António Barbosa, citado na nota enviada à imprensa.

A empreitada agora em curso surge na sequência de «outras iniciativas preventivas como ações de sensibilização nas freguesias e apoio aos munícipes afetados pelos incêndios de 15 de outubro de 2017, através da apresentação de candidaturas junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N)».

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI