Fonte: flfrevista.pt
O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) prevê um aumento de 2,5% das exportações de produtos alimentares e bebidas em 2021, face ao ano anterior, com previsões de crescimento na ordem dos 2,9% para os mercados extra-UE e de 2,2% nos mercados intra-UE, noticia a FIPA, Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares.
«Estas previsões são animadoras para o sector agroalimentar e reflexo do enorme esforço das empresas para adaptar as suas estratégias com vista à internacionalização. No entanto, importa sublinhar que ainda estamos perante um cenário de grande instabilidade nos mercados internacionais, pelo que é extremamente importante que sejam reforçadas as iniciativas governamentais de diplomacia económica, nomeadamente no que diz respeito às transações dentro da União Europeia», destaca Pedro Queiroz, director-geral da FIPA.
Os dados divulgados pelo INE fazem parte da primeira previsão das “Perspectivas de Exportação de Bens“, que apontam, de forma global, para um crescimento nominal de 4,9% das exportações nacionais.