INE prevê aumento de exportações

Confagri 15 Jan 2021

Fonte: flfrevista.pt

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) prevê um aumento de 2,5% das exportações de produtos alimentares e bebidas em 2021, face ao ano anterior, com previsões de crescimento na ordem dos 2,9% para os mercados extra-UE e de 2,2% nos mercados intra-UE, noticia a FIPA, Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares.

«Estas previsões são animadoras para o sector agroalimentar e reflexo do enorme esforço das empresas para adaptar as suas estratégias com vista à internacionalização. No entanto, importa sublinhar que ainda estamos perante um cenário de grande instabilidade nos mercados internacionais, pelo que é extremamente importante que sejam reforçadas as iniciativas governamentais de diplomacia económica, nomeadamente no que diz respeito às transações dentro da União Europeia», destaca Pedro Queiroz, director-geral da FIPA.

Os dados divulgados pelo INE fazem parte da primeira previsão das “Perspectivas de Exportação de Bens“, que apontam, de forma global, para um crescimento nominal de 4,9% das exportações nacionais.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI