COVID-19 – Informação às Entidades Recetoras e aos Agricultores
A CONFAGRI na sequência das orientações emanadas pela Direção Geral de Saúde, no âmbito da prevenção e controlo de infeção pelo novo Coronavírus (COVID-19), e considerando que o grau de risco se encontra em permanente avaliação pelas entidades competentes, decidiu incluir no Plano de Contingência procedimentos alternativos que permitam garantir o funcionamento de serviços mínimos adequados em função da natureza e atribuições dos postos de trabalho, privilegiando sempre que possível o recurso ao mecanismo do teletrabalho para manter o apoio às Entidades e aos Agricultores.
Neste sentido, a CONFAGRI (Sede e delegações) decidiu reduzir os atendimentos presenciais aos agricultores enquanto a situação o permitir, privilegiando o atendimento com pré-marcação e desaconselhando as deslocações desnecessárias ou a presença excessiva de pessoas nas instalações.
A CONFAGRI recomenda às Entidades Recetoras a implementação de medidas de proteção para os Colaboradores e Agricultores que minimizem os riscos de contaminação no âmbito do COVID-19, tendo em consideração o risco específico existente.
Esclarece-se ainda que o Ministério da Agricultura, em Comunicado, informou que no âmbito das ajudas do Pedido Único 2020, o prazo inicialmente estabelecido para submissão de candidaturas será prorrogado.
A CONFAGRI recorda que a informação existente sobre a doença indica que a mesma “transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo”, pelo que não é também demais recordar e recomendar a todos o seguimento das medidas de higiene e etiqueta respiratória, divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reduzir a exposição e transmissão da doença:
- Medidas de etiqueta respiratória:
- Tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo;
- Medidas de higiene:
- Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%;
- Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória;
- Evitar tocar na cara com as mãos;
- Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado.
A finalizar a CONFAGRI deseja sublinhar que está a acompanhar a evolução da doença, adaptando as medidas de proteção sempre que recomendado pelas autoridades competentes com o objetivo de pugnar pela segurança de todos.
Informamos os Agricultores e as Entidades Recetoras que mesmo com as limitações necessárias irá manter-se o apoio habitual, preferencialmente por telefone, e-mail e plataforma informática existente.
Contatos:
- CONFAGRI – 21 811 8000
- LINHA VERDE CONFAGRI – 800 200 687
- E-mail: confagri@confagri.pt