Lisboa Social será “o coração da economia social em Lisboa”

Confagri 23 Set 2019

O espaço “Lisboa Social”, que vai contar com 11 pavilhões e albergar cerca de 50 instituições sociais, deverá estar concluído no próximo ano, anunciou o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr. José António Vieira da Silva, que se fez acompanhar pela Secretária de Estado da Segurança Social, Dr.ª Claúdia Joaquim  na Cerimónia de apresentação do projeto, que decorreu esta manhã, no Palácio da Mitra em Lisboa. 

Em declarações à Lusa, o Ministro destacou que o “Lisboa Social” vai “reforçar a qualidade da intervenção” da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e estar aberto à instalação de entidades de economia social que “não têm tido possibilidade de se instalar em Lisboa pelas dificuldades existentes no concelho.

As candidaturas abrirão até ao início do próximo ano, acrescentou o Ministro, reforçando que as instituições vão poder “beneficiar dos espaços comuns que serão equipados com todas as necessidades modernas, do ponto de vista das comunicações, dos espaços de formação e dos espaços de anfiteatro”.

O “Lisboa Social”, considerado na cerimónia como o “coração da economia social em Lisboa” representa um investimento da SCML de cerca de 4 milhões de euros nas infraestruturas, ao qual acrescem os equipamentos e o interior, tendo a autarquia lisboeta contribuído com a cedência de uma parte do espaço.

“O projeto traduz-se num polo de inovação em várias vertentes — social, económica, de empreendedorismo e ambiental — distribuído por 11 pavilhões, numa área correspondente a mais de 7 mil metros quadrados de construção, e integrado na Mitra, em Marvila”, referiu na ocasião o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

A CONFAGRI fez-se representar na Cerimónia pelo Secretário-Geral, Eng.º Francisco Silva, enquanto Vice-Presidente da CPES – Confederação Portuguesa de Economia Social, e pela Dr.ª Cláudia Camacho que acompanha a área da Economia Social na confederação.

O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social referiu-se no seu discurso ao importante papel da recém criada CPES, enquanto estrutura representativa das várias famílias da Economia Social, como parceiro estratégico para o Governo nestas matérias e cuja futura Sede vai ficar instalada neste espaço “Lisboa Social”.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI