Ministro do Ambiente: «Agir contra falta de água é hoje e não no futuro»

Confagri 06 Jun 2018

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, reafirmou que é agora, e não nas gerações futuras, que se tem de agir em relação à escassez de água e sublinhou a campanha de sensibilização em preparação.

A campanha de sensibilização para o valor da água tem como objetivo promover o valor social, ambiental e económico da água, no seguimento de um estudo recente sobre atitudes e comportamentos dos portugueses face à água, e tem “lava-me pouco” como uma das frases a utilizar.

No Dia Mundial do Ambiente o ministro presidiu, na sede do grupo AdP – Águas de Portugal, à inauguração de um centro de educação ambiental chamado “Água a 360º”, um espaço para sensibilizar para a importância da água que pode ser utilizado por grupos e que tem jogos, um espaço de realidade virtual através do qual se pode “visitar” uma estação de tratamento de água e outra de tratamento de águas residuais.

Os jogos são sempre relacionados com a água, uma competição com perguntas sobre a água por exemplo, havendo ainda um espaço para a sensibilização para as energias alternativas.

Segundo o grupo AdP, o espaço «potenciará a disseminação das mensagens por todo o país», uma vez que os equipamentos para visualização 3D das visitas virtuais «serão disponibilizados a outras entidades parceiras, como municípios, escolas ou associações ambientais».

No âmbito da inauguração do espaço foi ainda assinado entre a AdP e a “Global Compact Network Portugal”, a rede portuguesa da iniciativa na área da cidadania empresarial promovida pelas Nações Unidas, um protocolo de cooperação sobre formação de professores no âmbito da água.

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, destacou a valorização da educação ambiental, visível nas verbas que lhe são atribuídas, de três milhões de euros, lembrou o investimento que está a ser feito na rede hidrográfica dos 64 municípios mais atingidos pelos incêndios do ano passado, disse que o país se pode orgulhar de sempre ter cumprido as metas de redução dos gases com efeito de estufa, e reafirmou a importância da economia circular.

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI