A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores apresentará projeto de Norte a Sul de Portugal. Após o lançamento da primeira marca de certificação da carne suína 100% portuguesa, a Porco PT, a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) prepara-se para correr o país de Norte a Sul para apresentar o projeto aos diversos agentes económicos ligados ao setor.
Sob o mote “Dê o porco ao manifesto – Escolha o que é nosso”, o roadshow Porco PT terá início na cidade de Chaves no próximo dia 4 de setembro com objetivo de mostrar os benefícios de adesão ao programa de certificação da carne de porco.
Esta ação, que procura dar resposta a todas as dúvidas dos diversos agentes ligados ao setor pecuário, promete elevar e diferenciar a qualidade superior da carne de porco portuguesa com a marca Porco PT.
O roadshow que irá prolongar-se até outubro passará ainda pelas cidades da Guarda, a 18 de setembro; Lousada, a 25 de setembro; Leiria, a 2 de outubro; Montijo, a 9 de outubro; Évora, a 16 de outubro e por último a cidade de Loulé, no dia 23 de outubro.
Inserido na nova estratégia da FPAS, o roadshow será composto por um programa totalmente dedicado à criação da marca Porco PT e quais os processos necessários para a certificação.
Os presentes poderão ficar a conhecer todos os detalhes do projeto, bem como, as garantias que são asseguradas através de um caderno de especificações exigente que elenca várias práticas relativas à rastreabilidade, à alimentação, ao maneio, ao bem-estar animal e à comercialização da carne em questão.
A nova distinção que permite identificar o produto certificado lançado no mercado nacional, pelos suinicultores portugueses, tem como principal objetivo diferenciar a carne de porco produzida em Portugal e surge como resposta do setor à crise vivida nos últimos dois anos.
Após a apresentação de todos os pormenores da nova marca de certificação, todos os presentes serão convidados a experimentar a carne Porco PT numa ação de degustação promovida pela própria FPAS, e comprovar a qualidade da mesma, nomeadamente, a superior tenrura, textura e paladar.
Vítor Menino, Presidente da FPAS, refere que «este tipo de ações fazem parte da nossa estratégia inicial de promoção da carne Porco PT, e é com um enorme orgulho que iremos apresentar, de Norte a Sul, os benefícios da nova marca, quer para os diversos agentes económicos, quer para o próprio consumidor. Este dinamismo e ações tornam-se essenciais para um setor que tem vindo a dar mostras da sua capacidade de dar a volta aos momentos mais difíceis».
Fonte: agronegócios