A carne PorcoPT foi distinguida com o Prémio Cinco Estrelas Portugal 2018 na categoria de Carne de Porco. A atribuição reconhece a qualidade e sabor desta carne única, lançada comercialmente no passado mês de Julho.
A classificação obtida de 8,07/10 premiou a qualidade do produto e valeu a atribuição deste prémio que é um dos mais reconhecidos em termos de avaliação de marcas em Portugal.
Com menos de um ano no mercado, a PorcoPT recebe já um importante reconhecimento dos portugueses. Nos testes cegos feitos por 100 consumidores foram avaliados cinco critérios principais: o cheiro, o sabor, a cor, a tenrura e a suculência. De referir que em todos estes critérios a avaliação foi superior a 8,40, o que denota o cumprimento das características distintivas do produto.
Para além das provas cegas, foi feito um inquérito online a mil consumidores o que permitiu, também, testar a notoriedade da marca e a intenção de compra da mesma, com os resultados a validarem igualmente o trabalho feito ao longo dos últimos meses, desde o seu lançamento, revelando, ainda, um potencial de comunicação elevado dado tratar-se de uma marca muito recente no mercado.
O PorcoPT é um programa de certificação de carne de porco portuguesa que obedece a um caderno de especificações que indicam diversas normas aplicadas a todos os intervenientes na cadeia de valor da carne de porco, de entre as quais se destaca o facto de a carne ter de ser proveniente de animais nascidos e criados em Portugal e de as normas de bem-estar animal terem que ser superiores às legalmente exigidas, nomeadamente no espaço de criação e transporte de animais.
Muito importante é igualmente o facto de a alimentação dos animais produzidos no âmbito deste programa ser feita à base de cereais o que lhe confere características de sabor e tenrura superiores. O processo é controlado e certificado por uma empresa independente e todo ele tem a homologação do Ministério da Agricultura. A suinicultura nacional oferece, assim, ao consumidor uma carne certificada, de qualidade superior e mais saborosa.
Fonte: FPAS