Portugal Inovação Social recebe 29 candidaturas para dinamizar território do Pinhal Interior

Confagri 02 Abr 2019

Os 29 projetos candidatos ao financiamento do instrumento Parcerias para o Impacto, destinado a revitalizar o território do Pinhal Interior, representam uma solicitação de financiamento público de 3,5 milhões de euros.

«O combate ao isolamento e à solidão dos idosos ou a aposta na agricultura e nos produtos autóctones para gerar rendimentos para a população são as áreas de intervenção mais presentes entre os 29 projetos», informa o programa Portugal Inovação Social, iniciativa criada no âmbito do Portugal 2020, que tem como missão dinamizar o mercado português de investimento social.

O Pinhal Interior é uma das regiões do país mais afetadas pelos incêndios de 2017 e «enfrenta desafios sociais muito particulares, como o isolamento e a solidão da população idosa e o absentismo laboral», refere a iniciativa, em nota divulgada esta terça-feira.

Para tentar dinamizar o investimento social no Pinhal Interior, a iniciativa lançou em janeiro um concurso, com a colaboração da Secretaria de Estado da Valorização do Interior, tendo sido disponibilizado inicialmente um milhão de euros para apoiar projetos a desenvolver nos 19 municípios que compõem o território do Pinhal Interior.

A Portugal Inovação Social apoia desde 2017 outros projetos de inovação na região do Pinhal Interior, como o Microninho, uma incubadora social de microempreendedorismo sediada na Lousã, que tem impulsionado projetos em áreas como a agricultura, artes e espetáculo, restauração, estética, respostas sociais, desporto e artesanato.

As Parcerias para o Impacto são um instrumento de financiamento que pressupõe que um ou mais investidores sociais, públicos ou privados, assegurem 30 por cento das necessidades de financiamento dos projetos, sendo os restantes 70 por cento assegurados pelo financiamento público, neste caso, através do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

Fonte: Diário de Notícias

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI