Fonte: portugal.gov.pt
A Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, referiu a necessidade de um «forte compromisso» com a Europa Social e alertou para os efeitos demográficos da pandemia de covid-19.
Mariana Vieira da Silva falava no lançamento, pela Comissão Europeia, da plataforma «Atlas da Demografia», onde referiu que «a Covid-19 abalou os sistemas de bem-estar social», criando «vários desafios» na demografia da União Europeia (UE).
«Primeiro, a pandemia revelou tragicamente os riscos a que as pessoas idosas estão expostas. Portanto, é essencial ter políticas informadas para melhorar instalações de cuidados de saúde e cuidados a longo prazo, bem como promover o envelhecimento ativo», disse.
Migrantes
A Ministra alertou ainda para os «impactos desiguais» no conjunto da população, sublinhando que «os migrantes estão entre os mais afetados» pelos impactos socioeconómicos provocados pela pandemia: «Os migrantes têm um papel essencial no rejuvenescimento da nossa mão de obra e na mitigação de desequilíbrios demográficos. Não devemos negligenciar o crescimento da mobilidade sustentável e a criação de boas estratégias de integração», afirmou.
Segundo Mariana Vieira da Silva, «as tendências e as alterações demográficas irão, sem dúvida, moldar» o futuro da população da UE, pelo que é necessário responder aos desafios que lhe estão associados.
Cimeira Social do Porto
O estabelecimento de «um forte compromisso em relação à Europa Social» é, refere a Ministra, «o caminho a seguir» para responder aos desafios das alterações demográficas, disse a Ministra, lembrando que, na próxima semana, «a Europa Social vai estar sob os holofotes durante a Cimeira Social» do Porto, organizada pela presidência portuguesa do Conselho da UE.