Preços de bens e serviços agrícolas na UE sobem 9,6% no 1.º trimestre

Confagri 01 Jul 2022

Fonte: sicnoticias.pt/Lusa

Aumento é sustentado por fortes aumentos nos fertilizantes, energia e alimentos para animais.

Os preços de bens e serviços agrícolas na União Europeia (UE) aumentaram 9,5% no primeiro trimestre do ano, face ao anterior, devido à guerra na Ucrânia, com Portugal a apresentar a segunda menor subida nos insumos (6,2%).

No primeiro trimestre de 2022, o preço médio dos bens e serviços atualmente consumidos na agricultura (ou seja, insumos não relacionados com o investimento) aumentou 9,5% em comparação com o quarto trimestre de 2021, sustentado por fortes aumentos nos fertilizantes e corretivos do solo (21,2%), energia e lubrificantes (17,4%) e alimentos para animais (9,2%).

De acordo com dados esta sexta-feira divulgados pelo Eurostat, por outro lado, o preço médio dos bens agrícolas como um todo (produção) aumentou 6,0% na UE entre o quarto trimestre de 2021 e o primeiro de 2022.

Todos os Estados-membros registaram aumentos nos preços médios dos insumos não relacionados com investimento, mas os mais baixos registaram-se em Malta (4,7%), na Eslovénia e em Portugal (ambos 6,2%).

As maiores taxas de aumento do preço médio dos insumos foram observadas na Lituânia (24,5%), seguida da Letónia (18,9%) e da Eslováquia (14,6%).

O serviço estatístico da UE refere que a invasão da Ucrânia pela Rússia “tem perturbado significativamente os mercados agrícolas globais”, nomeadamente porque os dois países têm sido os maiores exportadores de cereais, como trigo e milho, oleaginosas (particularmente girassol) e fertilizantes.

Consulte a notícia aqui

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI