França foi sempre uma grande defensora de uma Política Agrícola Comum forte e paralela a todo o setor agrícola. Agora, com o novo governo de Macron e com o importante peso das questões ambientais sobre as agrícolas, surge alguma preocupação sobre qual será a posição que a administração francesa mantém nas próximas negociações sobre o futuro da mesma após 2020.
Esta inquietação é de tal forma real, que os eurodeputados socialistas franceses remeteram uma carta aberta ao Presidente da França, Emmanuel Macron, na qual afirmam que não pode haver um compromisso europeu sem compromisso orçamental.
A apreensão dos eurodeputados socialistas aumentou ainda mais, depois destes conhecerem as contribuições realizadas pelo governo francês no âmbito das reflexões sobre o próximo quadro financeiro plurianual.
A lista de prioridades do governo, ordenadas por ordem hierárquica, são defesa, fronteira, migração e educação. Os eurodeputados mantêm que, sem tirar peso à segurança, França não pode ignorar a grande importância das políticas de solidariedade da União Europeia, como são as políticas de coesão e a Política Agrícola Comum (PAC).
Fonte: Agrodigital