Presidente da República diz que organização e gestão da floresta é o grande desafio

Confagri 19 Jun 2019

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apontou nesta quarta-feira a organização e a gestão da floresta como «o grande desafio dos próximos anos», para que se evitem tragédias idênticas às dos incêndios de 2017.

«É o desafio de todos: do Estado, das autarquias, das populações», afirmou Marcelo Rebelo de Sousa em Lajeosa do Dão, no concelho de Tondela, onde inaugurou esta quarta-feira as novas instalações de uma farmácia que foi destruída pelas chamas em outubro de 2017.

Na sua opinião, não mexendo na organização e na gestão da floresta, «tudo o resto é insuficiente para se evitar uma situação crítica». Dos incêndios de junho e outubro de 2017, o chefe de Estado considerou que «houve lições que foram retiradas, algumas tristes», e que todos têm a noção de que «a causa primeira tem muito a ver com a organização e a gestão da floresta». No entanto, acrescentou, «isso demora sempre mais tempo a por de pé» pelas várias instituições, sejam as antigas, sejam as que, entretanto, foram criadas.

«O grande desafio é ter-se condições no ordenamento da floresta, na gestão da floresta, para que não haja causa para nada que seja sequer parecido com o que aconteceu em 2017. Estamos todos de acordo que isso é fundamental, porque daí se parte para a prevenção e é mil vezes melhor prevenir a ter de remediar», frisou.

Fonte: Público

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI