O Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, recebeu mil jovens agricultores no Palácio do Eliseu. Os agricultores, que foram escolhidos pelos perfeitos dos departamentos sem passar pelas organizações agrícolas nem as Câmaras de Agricultura, tinham que ter menos de 35 anos, instalados em 2017 e representar todos os setores.
No encontro com os jovens agricultores, Emmanuel Macron aproveitou para anunciar um pacote de medidas especialmente desenhado para o seu coletivo. Entre as várias medidas estão a criação de um sistema de empréstimo garantido de mil milhões de euros para jovens agricultores, articulado através do Banco Europeu de Investimentos e um fundo de empréstimos para a produção de biogás de 100 milhões de euros.
O projeto de um sistema de aposentadoria agrária antecipada com uma saída gradual da atividade de forma a facilitar a transferência das explorações e o estabelecimento de bloqueios normativos que evitam a compra massiva de terras agrícolas por parte de potências estrangeiras são outras das medidas incluidas.
Em relação ao acordo com Mercosul e o seu impacto no setor bovino, Macron insistiu que não entra carne com hormonas em França procedente de países do bloco latino-americano e que se mantinham os mesmos padrões de qualidade e segurança de sempre.
CS
Fonte: Agrodigital